Entenda melhor a Varicocele: principal causa de infertilidade no homem

Você sabia que a infertilidade alcança aproximadamente 50% dos casais que estão em uma idade reprodutiva? Deste número, a infertilidade é do lado do homem em pelo menos 30% dos casos. Os motivos para isso podem ser vários – até mesmo questões psicológicas –, mas a principal causa para isso (pelo menos do lado masculino) é uma condição chamada varicocele. Nunca ouviu falar sobre isso? Vem com a gente, então, porque vamos te explicar tudo sobre!


O que é a varicocele?

Varicocele é quando ocorre uma dilatação anormal das veias testiculares, principalmente depois de exercícios físicos. Essas mesmas veias fazem parte do cordão espermático. Ou seja, quando esta dilatação acontece, ocorre uma disfunção testicular e a qualidade do sêmen é piorada. A condição aparece em aproximadamente 20% de toda a população masculina do mundo, surgindo inicialmente na adolescência e perdurando por toda a vida.


Varicocele possui três níveis de gravidade: o primeiro é o mais difícil de ser sentido durante o exame; o segundo é mais fácil de ser identificado; e o terceiro é praticamente visível. Quanto pior o grau, pior a qualidade do sêmen – piorando, é claro, o caso de infertilidade no homem.


Sintomas

A Varicocele pode ser assintomática, com alguns pacientes não sentindo coisa alguma. Porém, quando os sintomas aparecem, eles costumam ser bastante específicos (e normalmente ocorrem do lado esquerdo do escroto):

  • Dor nos testículos

  • Inchaço

  • Presença de caroços nos testículos

  • Sensação de peso nos testículos


Diagnóstico

O próprio paciente pode acabar notando a dilatação nas veias (normalmente por conta de algum inchaço ou dor anormal). Depois disso, o diagnóstico pode ser confirmado por meio de um exame físico feito por um médico. Em alguns casos, o profissional de saúde pode pedir alguns exames extras: ultrassom, ecografia testicular e cintilografia dos testículos ajudam a confirmar o diagnóstico.


Como é feito o tratamento?

A utilização de suspensório escrotal ajuda a sensação de desconforto que pode ser causada por exercícios físicos e alguns medicamentos ajudam a aliviar os outros sintomas, especialmente o de dor. Porém, se o médico verificar que há alguma ligação da Varicocele com um caso de infertilidade, a única solução é a intervenção cirúrgica. A cirurgia é para que seja feita a ligadura das veias varicosas, impedindo que essa dilatação aconteça.


Existe alguma maneira de se prevenir desta doença?

A melhor coisa que você pode fazer neste caso é o tratamento precoce. A Varicocele causa, sim, infertilidade, mas, se tratada antes de se tornar um caso grave, o paciente fica bem. A maioria dos diagnósticos é feita ainda durante a adolescência, então o tratamento deve ser feito já durante esta época. Quanto antes, maior a chance do homem manter uma melhor potência fértil.


Em caso de qualquer dúvida ou aparecimento de sintomas que lembram a Varicocele, procure seu médico. Lembre-se: o tratamento precoce é a melhor forma de se prevenir e manter-se fértil.