Conheça alguns benefícios de chás

Com o outono já marcando presença e o inverno se aproximando, boa parte das pessoas começa a sentir aqueles problemas chatos de respiração, com muitos espirros e tosse, além do papel higiênico servir como companheiro diário para a coriza. Fora a própria temperatura mais fria, normalmente é isso que faz as pessoas não gostarem dessa época do ano. Porém, também é durante esse período que as pessoas encontram um de seus maiores companheiros: o chá! É por isso que hoje viemos te falar um pouquinho mais sobre essa bebida, os benefícios de diferentes sabores e por quê você deve mantê-la por perto (não só no inverno, mas durante o ano inteiro). Vem com a gente!


Por que o chá faz tão bem?

O principal motivo para o chá funcionar tão bem é o fato de que algumas das plantas e ervas usadas para fazer essa bebida possuem um poder calmante e relaxador. Qualquer chá natural (nada daqueles que vêm em saquinhos plásticos) possui grandes propriedades benéficas para o ser humano. Não é à toa que, quando alguém está estressado, as pessoas recomendam um chazinho. Essa bebida tem propriedades e nutrientes que acalmam a nossa mente, além de várias outras características que beneficiam o corpo. 


É justamente por isso que chás sempre fazem parte da dieta recomendada por nutricionistas quando alguém está querendo emagrecer, porque aumenta bastante a sensação de saciedade. Também ajuda nosso organismo a funcionar melhor e, por consequência, é um grande queimador de gorduras – além de aumentar nossa imunidade e melhorar nossa concentração.


Quais são os benefícios do chá?

Ainda vamos falar de forma específica sobre cada um dos principais sabores, mas existem algumas vantagens que acompanham todos os chás em geral. Lembrando que essas propriedades benéficas estão presentes apenas em chás naturais, e não naqueles que compramos em supermercados, que vêm dentro de saquinhos plásticos. Aqueles possuem corantes, aromatizantes artificiais e substâncias que podem até mesmo fazer mal para você. Então se você ainda não tem o costume de beber chá, comece fazendo isso de forma natural – até porque os benefícios são vários:

  • Auxilia o funcionamento do fígado

  • Alivia o estresse e a ansiedade

  • Melhora o humor e contribui para uma melhor memória a longo prazo

  • Ajudam a manter a concentração e na capacidade de aprendizagem

  • Serve para descansar a mente e ter uma boa noite de sono

  • Diminui os efeitos de irritação e também os problemas intestinais


E os sabores? Mudam alguma coisa?

Os diferentes tipos de chá não servem apenas para você não cansar do mesmo sabor. Assim como plantas diferentes desempenham papéis diferentes na natureza, o mesmo vale para os chás. Cada um possui focos e propriedades únicas, além dos nutrientes básicos que geram os benefícios gerais que foram citados logo acima. Por isso, é importante conhecer os principais sabores de chá e os efeitos que causam:

  • Chá Branco: considerado uma fonte da juventude, ajuda no combate ao envelhecimento graças a seus nutrientes antioxidantes.

  • Chá Verde: usado em dietas de emagrecimento, acelera o metabolismo de forma natural e saudável graças a seus ingredientes termogênicos.

  • Chá Mate: por conter ingredientes que ajudam no controle glicêmico, essa opção é a melhor para quem é diabético, equilibrando os níveis de açúcar no sangue.

  • Chá de Erva-Cidreira: aprovado pela Anvisa oficialmente, essa é a melhor opção para a cura do estresse, servindo como calmante e remédio natural.

  • Chá de Hortelã: uma das opções mais refrescantes nesse meio, reduz o inchaço e acelera o metabolismo, eliminando toxinas e gorduras localizadas.

  • Chá de Hibisco: a melhor opção para eliminar a retenção de líquidos graças à sua capacidade diurética, o que dá vontade de urinar e, por consequência, limpa o organismo.

  • Chá de Gengibre: se você sofre com problemas de digestão ou com gastrite, esta deve ser sua primeira opção. Seus nutrientes ajudam na secreção de bile, facilitam a digestão de gordura e impedem que o fígado fique sobrecarregado.

  • Chá de Camomila: com nutrientes relaxantes e quase sedativos, esse sabor é o melhor para combater a insônia e acalmar os corações mais ansiosos.

  • Chá de Sabugueiro: a melhor opção para combater gripes e resfriados, já que é uma fonte rica em antioxidantes. Especialmente em épocas mais frias, mantenha esse chazinho sempre por perto.


Como vimos, tem chás para todos os gostos, mas o mais importante mesmo é entender que essa bebida deve virar nossa companheira diária. Se você já gosta, pode continuar bebendo à vontade, mas sempre com o cuidado de não consumir aqueles que achamos em supermercados de grandes franquias e, claro, maneire no açúcar. No mais, aproveite seu chazinho!